pten

Como a escolha do advogado pode impactar sua vida

Informe Disputas Estratégicas

Prezados clientes e colaboradores,

Não é preciso mencionar que a escolha dos profissionais que te atendem – médicos, arquitetos, contadores etc – é fundamental para os resultados que você pretende. Mas, e a escolha do advogado, há alguma diferença? Por vezes, é comum encontrar uma relação entre cliente e advogado que dure mais do que a relação do cliente com a própria companheira (o). 

Mas, curiosamente, muitas vezes a escolha é feita exclusivamente com base em um algoritmo aleatório que entendeu indicar um perfil no Instagram ou em alguma pesquisa no Google. Não se vê tanto uma situação como a de médicos em que a primeira opção das pessoas é pedir indicações a conhecidos em grupos.  

Entendemos que a tarefa pode não parecer fácil, especialmente se considerarmos a existência de milhares de advogados oferecendo serviços de forma contínua e, muitas vezes, predatória. 

Nessa linha, destaque-se que não há outra profissão técnica com mais profissionais disponíveis do que na advocacia. Para se ter uma ideia, se o Estado de São Paulo fosse um país, seria o país com o maior número de advogados do mundo! 

No entanto, essa decisão deve ser muito bem avaliada, já que a atuação do advogado poderá ter impacto direto em todas as áreas da vida do cliente, de modo positivo ou negativo. 

Ressalvadas as situações em que a contratação é um ato pontual para uma situação específica, a maioria dos advogados se tornam trusted advisors (nas palavras de David Maister). Quase como os antigos médicos de família.  

  A diferença é que praticamente tudo o que fazemos na vida são atos jurídicos, para os quais uma assessoria traz segurança especial.  

Por isso, entendemos que o processo de indicação é uma das melhores formas para encontrar uma boa recomendação de advogado e, especialmente, em áreas que sejam sensíveis. Converse com amigos e familiares que tenham casos importantes e, não só “receba”, mas “doe”. Indique também profissionais bons, em quem confie. 

Afinal, a relação entre cliente e advogado é, em última análise, baseada na confiança, mas, também, na técnica, no conforto, no atendimento, na disponibilidade. É importante que VOCÊ se sinta confortável com seu advogado e que permita que seus conhecidos tenham a mesma oportunidade. 

É por este motivo que o cliente deve escolher um advogado que entenda suas necessidades específicas e que coloque de lado seu ego para sempre buscar o melhor resultado, de modo a permitir que, mesmo em uma situação considerada negativa, seja extraído o melhor. Se você não tem um advogado assim, busque um; se tem, distribua essa informação. 

Afinal, vamos lembrar que, como diria Tom Jobim, o Brasil não é para principiantes (temos dito que mal é para profissionais). Diferencia quem tem soluções criativas e atendimentos de primeira linha. 

 

Nossa equipe, como sempre, está à disposição para apresentar profissionais que atendam suas necessidades, não apenas em área de consultoria, mas, também, em áreas de atendimento cauteloso como, por exemplo, a área de Disputas Estratégicas, buscando sempre oferecer soluções criativas e rigidamente alinhadas com os interesses de nossos clientes.

Daniel Bijos
Alex Cabral