pten

E daí que você tem uma Holding?

Informe Planejamento Patrimonial

(13/10/2023)

Prezados clientes e colaboradores,

Eu fui criança na época em que meus pais pediam ajuda para mexer no videocassete e, sem qualquer treinamento, eu achava aquilo óbvio.

Hoje eu já sofro com algumas tecnologias (nem Tik Tok eu sei usar direito).

Entendo o que é ter algo e não saber usar e, de verdade, tenho visto muita gente com uma Holding nas mãos que era tão útil quanto as funções avançadas de um videocassete para os meus pais…

Isso porque a corrida do ouro para fazer um planejamento é feita com muito ouro de tolo.

Advogados que mal se dão bem com a área que escolheram, tentando entrar numa área nova e cheia de nuances.

Eles mesmos não sabem o que estão “vendendo”, imagina então quem está “comprando” só porque – isso é fato – a tendência é de que seja muito bom e econômico ter uma Holding.

O problema é que a Holding, sozinha, não vale nada.

Qualquer um pode dar um Google em “modelo de holding”, preencher seus dados e mandar para o contador registrar. Voilá – habemus holding.

E daí?

Talvez mais importante do que ter a Holding é saber manejá-la.

É entender, por exemplo, que parte do planejamento é a transmissão da Holding e, essa etapa, depende de contadores de qualidade.

É saber que as relações internas do patrimônio da família fugiram do direito civil para o direito empresarial – porque isso é normalmente melhor. Mas, por conta dessa migração, há cuidados adicionais a serem tomados.

Ou seja, cuidado se te venderam que ter uma Holding é bom.

Para atualizar o exemplo do videocassete: ter uma Holding é praticamente tão bom quanto ter um celular “top de linha”. Mas ter um celular de última geração e não saber usar é pior do que ter um celular antigo.

Se você fez o seu planejamento e não teve um bom “pós-venda”, cuidado.

Sugerimos, com muito carinho, que procure um especialista. É perigoso até que, quem fez a Holding e não explicou seu uso, sequer tenha acertado em todas as escolhas da Holding.

Nossa equipe, como sempre, está à disposição para auxiliar nas repercussões desse tema.

Daniel Bijos