A importância dos Cookies para garantia da LGPD
(07/06/2022)
Prezados clientes e colaboradores:
Ao acessar algum site, você já se deparou com mensagens automáticas, que mencionam incansavelmente os famosos “cookies”, como abaixo?
“Ao acessar este site, podemos coletar dados relacionados ao seu dispositivo, dentre eles cookies, para que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdo personalizado para você.”
“Para saber mais sobre o uso de cookies, acesse a nossa Política de Privacidade.”
E a resposta, com certeza será um unânime “sim”, afinal, os afamados cookies ganharam ainda maior credibilidade após a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e, atualmente, nos deparamos com eles desde site de notícias à sites de e-commerce.
Mas afinal, o que são cookies?
Resumidamente, os cookies são arquivos de armazenamento de dados que guardam informações de configurações de visitas dos usuários em um site, como por exemplo, status de login, senha, idioma e local. A cada novo acesso a este mesmo site, as informações sobre o usuário já estarão salvas.
Os cookies podem figurar como uma ótima ferramenta para estratégias de marketing, por exemplo. Com a análise de preferências, sendo possível definir quais ações e divulgações serão de fato eficientes para a promoção de produtos e serviços, dentre outras funcionalidades.
A utilização de cookies foi diretamente impactada pela entrada em vigor da LGPD, uma vez que o tratamento de dados deve ser realizado de maneira transparente, e as informações advindas pelo uso dos cookies devem respeitar as previsões da LGPD.
Sendo assim, a adequação das empresas à LGPD se torna imprescindível para que o tratamento de dados coletados através dos cookies seja realizado de acordo com os termos e condições da legislação em vigor.
Não é novidade que o universo digital muda constantemente, e a era dos cookies pode estar chegando ao “fim”, dando lugar a novas tecnologias. Uma amostra dessa mudança, foi a recente declaração do Google que informou que não permitirá mais a utilização de cookies de terceiros em seus navegadores a partir de 2023. Impactando diretamente empresas de marketing digital que se utilizam dessa ferramenta para análises e personalização de publicidades.
No entanto, independente do que vem após os cookies, é certo que devem estar em consonância com a LGPD e as melhores práticas internacionais. Por isso, caso sua empresa utilize cookies é necessário estar adequado com a LGPD, uma vez que a utilização indevida de dados pessoais pode acarretar em sanções e multas, como já mencionado em outros informes.
Salientamos a importância de ter uma equipe especializada para auxiliá-los nas demandas relacionadas a cookies, LGPD e tratamento de dados pessoais.
Nossa equipe, como sempre, está à disposição para auxiliar nas repercussões desse tema.
Daniel Bijos
Bianca Xavier
Stéfanie Rise
Ida Katharina Ferreira