pten

A tecnologia chegou de vez ao judiciário e o TJ-MT deve assumir a vanguarda com o robô Mako

Notícia

(27/10/2020)

Prezados clientes e colaboradores:

Recentemente trouxemos a você o lançamento do Sisbajud e as novidades na busca de bloqueio de ativos financeiros. Esta nova plataforma virtual conta com diversos recursos inovadores que vão muito além do antigo bloqueio de saldos em contas bancárias, principal e única função do antigo sistema conhecido como Bacenjud.

O Sisbajud promete maior integração com o sistema de processos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conhecido como Processo Judicial Eletrônico (PJE), operacionalizando a execução das ordens de bloqueio, desbloqueios e transferências de recursos a contas judiciais com muito mais celeridade.

Nesse mesmo passo de forte investimento em tecnologia, o Núcleo de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso firmou parceria com o Laboratório de Inovação para o Processo Judicial Eletrônico chamado de InovaPJe, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Essa parceria está focada no desenvolvimento de novos modelos de inteligência artificial que facilitarão as atividades da Justiça, como a mais recente, o robô denominado “Mako”. Ele ainda está em fase inicial, com testes já realizados na Vara de Execução Fiscal de Cuiabá/MT durante os últimos meses, mas promete ser uma poderosa ferramenta para as atividades do Judiciário.

O robô “Mako” é integrado ao PJE e contribuirá na rotina diária de execução do Sisbajud. A integração dessas novas tecnologias tem como foco a automatização das ordens de bloqueios e transferências de recursos para contas judiciais, eliminando tarefas manuais dos magistrados e servidores, consequentemente acelerando o cumprimento das determinações.

E o que isso impacta? Aos devedores a preocupação de execuções com maior rigorosidade e muito mais celeridade, e aos credores a possibilidade de ver seus créditos adimplidos em um tempo sensivelmente menor.

O robô Mako estará voltado a praticidade interna do Judiciário resultando em devolutivas processuais com menor tempo entre a solicitação e a efetiva aplicação do pedido para o Sisbajud e isso deve impactar sensivelmente os processos em curso.

Nossa equipe, como sempre, está à disposição para auxiliar nas repercussões fiscais desse tema.
Leonardo Boaventura
Filipe Souza
Ywannes Almeida