pten

O significativo aumento da renegociação de dívidas e suas oportunidades

Informe Cível

Atualmente, algumas das principais instituições financeiras estão investindo nas chamadas renegociações preventivas, trazendo grandes oportunidades para seus clientes. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 37% (trinta e sete por cento) das dívidas renegociadas em 2016 em comparação com 2015, conforme apurado pelo Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central (Bacen).

 

As referidas renegociações têm impactado o mercado de forma tão positiva a ponto do Santander ter veiculado uma nova campanha de marketing, destacando sua iniciativa de entrar em contato com seus clientes em dificuldade financeira para oferecer algumas opções de renegociação.

 

Com isso, de acordo com o próprio Santander, foi possível fechar o ano de 2016 com um dos menores índices de inadimplência entre os grandes bancos brasileiros. Essa iniciativa também foi fundamental para incentivar o Banco do Brasil a criar um novo portal exclusivo para renegociações das dívidas de seus clientes.

 

Além de diminuir os índices de inadimplência, vale notar que as renegociações possuem aspectos positivos tanto para o cliente, conforme exposto acima, como para as instituições financeiras, visto que as renegociações melhoram a qualidade dos ativos destas frente aos seus investidores.

 

A realidade socioeconômica de nosso país tem imposto a clientes que antes não cogitariam pleitear uma renegociação, a necessidade de se valer desse instrumento para que possam garantir a continuidade das atividades, circunstância que não pode ser ignorada pelos bancos.

 

Entretanto, é sempre muito importante que a renegociação seja realizada sob uma visão ampla de todo o cenário econômico/financeiro/legal do cliente, sempre amparada por profissionais capacitados, evitando-se, dessa forma, uma renegociação precipitada que pode vir a se tornar uma inadimplência no futuro.

 

Pensando exatamente em todas essas questões, nossa equipe especializada em reestruturação dispõe de profissionais habilitados para analisar e definir da melhor estratégia para cada caso.

 

Permanecemos à disposição para maiores esclarecimentos.

Equipe Cível.

Filipe Luis de Paula e Souza

filipe.souza@localhost

Beatriz de Freitas Lorenção

beatriz.lorencao@localhost