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O uso de Mídias Sociais nas Relações de Trabalho

Informe Tributário

(05/03/2020)

Prezados clientes e colaboradores:

As Mídias Sociais têm ganhado cada vez mais força como um meio de comunicação entre pessoas, de modo que nas Relações de Trabalho, especificamente, o seu uso traz benefícios e facilidades. Contudo, há uma série de cautelas que precisam ser observadas para que essa forma de comunicação não cause prejuízos às partes envolvidas.

Muitas são as Redes Sociais disponíveis, com objetivos e públicos específicos, que possibilitam, por exemplo, o compartilhamento de fotos ou vídeos de momentos pessoais por intermédio do Facebook ou Instagram. Já o LinkedIn proporciona a criação de uma rede de contatos que facilite a recolocação de um profissional no Mercado de Trabalho.

Já o WhatsApp é uma das Redes Sociais mais populares e usadas no Brasil. Com ele é possível divulgar informações, realizar chamadas de áudio e vídeo sobre diversos temas do cotidiano, desde uma simples conversa entre amigos, até uma forte ferramenta de trabalho, que traz a informação de modo rápido e fácil, possibilita a realização de uma reunião entre pessoas que estão em locais físicos distintos, dentre outras funções, sendo muito versátil.

Porém, todo bônus tem seu ônus, e com essa ferramenta não é diferente!

Aqueles que fazem uso dela com fins específicos para trabalho devem tomar certas cautelas destacadas em três pilares: o tipo de informação que será compartilhada, quem irá recebê-la e a frequência que será utilizada.

Nas relações de trabalho, a troca de informação compartilhada de forma equivocada, tem sido fartamente utilizada como verdadeiro meio de prova contra a Empresa, gerando condenações que podem ser evitadas com a implementação de políticas internas que fixem limites claros para o seu uso consciente.

Com base nisso, recomenda-se que as empresas promovam treinamentos, especialmente com seus Gestores, instruindo-os sobre as práticas a serem evitadas no uso da ferramenta.

Atenta a essas questões, a LBZ Advocacia possui um time de profissionais aptos para prestar consultoria e oferecer treinamento, identificando especificamente os pontos mais sensíveis desse meio de comunicação e auxiliando as Empresas na elaboração de código de conduta com o tipo de comportamento esperado, fixando as responsabilidades dos empregados e gestores ao utilizar o aplicativo, demonstrando as implicações negativas que podem gerar caso não haja limites e fiscalização por parte da Empresa, inclusive, alertando que é passível de advertência e até demissão aquele que não respeitá-lo, diminuindo, assim, os riscos de futuras responsabilizações da Empresa por falhas de comunicação e proporcionando aos seus colaboradores melhores condições de trabalho.
Nossa equipe, como sempre, está à disposição para auxiliar nas repercussões desse tema.

Daniel Bijos
Filipe Souza
Nayara Bonfim