Qual o momento certo para recuperar sua empresa?
Diante do cenário atual, muitas empresas têm passado por sérias dificuldades econômicas. Com isso, o número de processos de recuperação judicial distribuídos no Brasil cresceu exponencialmente ao longo dos últimos dois anos, entretanto, se comparado com as milhões de empresas existentes, os 1860 (mil oitocentos e sessenta) pedidos de recuperação ainda são tímidos.
O principal motivo para isso é o preconceito que existe contra o referido instituto, proveniente da falta de conhecimento a respeito dos objetivos envolvidos nos processos de recuperação e dos benefícios disponíveis para as empresas. Muitos empresários esperam a situação se tornar extremamente crítica para começar a pensar nessa alternativa, o que é péssimo, tendo em vista que em diversas vezes já é tarde demais e a empresa já perdeu o timing para voltar a crescer.
Há que se entender que a recuperação judicial é uma nova oportunidade para a empresa, uma vez que permite uma rodada de negociação de suas dívidas, criando um plano de pagamento, geralmente, com prazos maiores, o que nada mais é do que um instrumento cirúrgico para intervenção no fluxo de caixa.
Claro que nem tudo são flores, a empresa enfrentará grandes desafios, contudo, com um bom planejamento e acompanhamento de um corpo técnico qualificado, é possível sim, depois do fôlego oportunizado pela recuperação judicial, a empresa se reerguer e continuar com suas atividades normalmente.
Para conhecer melhor essas e outras oportunidades de reestruturação de empresas, consulte um de nossos especialistas.
Nossa equipe de recuperação judicial estará à disposição para esclarecimentos.
Equipe de Recuperação Judicial
Filipe Souza
Beatriz Lorenção